HISTORIA DA NOSSA FAMILIA
PRÓLOGO
Às vezes sou solicitado, por ser um dos irmãos mais velhos, a contar e a esclarecer aspectos da história da nossa família. Inúmeras vezes participei de bate papos recordando a trajetória de nossa existência. Nos divertimos muito com isso, saciamos nossa curiosidade, sentimos a dor da saudade de pessoas e de acontecimentos que ficaram lá atras. Muitas dúvidas sobre como e quando ocorreram os acontecimentos são comuns, muitas coisas ficaram esquecidas e outras vão sendo resgatadas nessas conversas.
Para que essas conversas e recordações não fiquem perdidas e possamos ter registrado para aqueles que tiverem o interesse e curiosidade de saber de nossa história, é que proponho que escrevamos sobre o nosso passado. Nessa proposta me disponho a ser o escritor e o condutor desse bate papo entre todos que desejarem participar. Procurarei escrever sem pretensões literárias e nem pretensão de historiador, nem me julgo dono da verdade, Procurarei escrever como gostaria de contar essa história, como faço às vezes para aqueles que conversam comigo à respeito, baseado nas minhas recordações, mas gostaria que todos contribuíssem com suas reminiscências, lembrando os fatos passados, curiosidades, passagens hilariantes, enfim tudo aquilo que fez nossa história. Escreverei na primeira pessoa como contador da história e citarei aqueles que forem mandando suas contribuições. Quando houver divergência de como e quando os fatos aconteceram, procurarei pesquisar e esclarecer com todos, se não conseguirmos chegar a uma conclusão deixarei registrado as diferentes versões.
Escreverei aos poucos, sem pressa e sem data para terminar. Procurarei relatar os fatos em sua ordem cronológica. Escreverei em partes que chamarei de capítulos. Assim que terminar um capítulo, estarei enviando à todos. Se alguem lembrar de algo relativo ao capítulo ou discordar do que escrevi, escreva-me ou fale comigo, que farei as correções ou acrescentarei, rescrevendo ou mandando um complemento.
Começarei escrevendo sobre as origens do “Seu” Virgilio. Antes que a mulherada comece a protestar por que começar pelo homem e não pela mulher, esclareço que o fiz por ser ele o mais velho.